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Dicas de Alimentação: Adoçantes

25.1.16
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A dica da nutri de hoje é sobre os adoçantes, vamos entender quais os tipos que existem, como podem ser utilizados entre outras dicas. Vamos conferir?

O que são edulcorantes, conhecidos popularmente como adoçantes?
São aditivos alimentares de sabor extremamente doce, utilizados em alimentos e bebidas, com o objetivo de substituir o açúcar. Alguns podem ser utilizados para cozinhar por terem estabilidade suficiente para não perder o sabor doce quando expostos a alta temperatura. Atualmente existem diversos tipos de adoçantes disponíveis no mercado, eles podem ser divididos entre os de mesa e os dietéticos, além de, naturais, quando extraídos de vegetais e frutas e os artificiais, quando são produzidos em laboratório.


Os tipos de edulcorantes disponíveis, são:
- Sacarina sódica: tem origem do ácido sulfamoil benzóico, tem um gosto amargo e possui um poder adoçante 300 vezes maior que o açúcar;

- Ciclamato: obtido a partir do ciclamato de sódio, tem gosto semelhante ao açúcar e é muito utilizado na produção de refrigerantes;

- Aspartame: derivado do ácido aspártico, fenilalanina e mentol, tem poder adoçante 200 vezes maior que o açúcar;

- Acessulfame K: feito a partir do ácido acético, não possui gosto residual e tem poder adoçantes 200 vezes maior que o açúcar;



 - Sucralose: obtido a partir do açúcar clorado, estável sob altas temperaturas e possui o poder adoçante 600 vezes maior do que o açúcar;

- Esteviosídeo: extraído da planta Stevia Rebaudiana, considerado estável sob altas temperaturas;

- Xylitol: pode ser obtido de diversas fontes dentre elas em frutas, vegetais e cogumelo, o seu consumo está associado com a redução de cáries, além disso, ele produzir um efeito refrescante na boca;

- Taumatina: é uma mistura de proteínas de sabor doce obtida a partir da fruta Katemfe, e tem poder adoçante cerca de 1.300 a 1.500 vezes mais doce que a sacarose.

A recomendação da quantidade utilizada, varia de acordo com as necessidades de cada pessoa, por isso, é importante sempre buscar a orientação do profissional responsável.

Lembrando que a falta de equilíbrio não é um problema apenas com o adoçante, mas com a alimentação em geral!

Espero que tenham gostado das dicas, se tiverem dúvidas, deixem nos comentários que irei responder.

Beijos da Nutri,

Maíra Rodrigues.

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Tuka Sampaio, 25 anos, capricorniana. Nascida e criada em Salvador (baianinha, oxente!), capricorniana, apaixonada por moda e maquiagem. Advogada que colocou o tailleur de lado para trabalhar com o blog e dividir um pouco do seu mundo com vocês.


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