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Dicas da Nutri: Ervas e Temperos

9.12.15
Arquivado em:



Olá Pessoal!!! Tudo bem com vocês?

A dica da nutri de hoje é sobre os benefícios que algumas ervas e temperos possuem e como podemos utilizá-los no nosso dia a dia.

Ervas e temperos são utilizados para ressaltar o sabor natural dos alimentos ou para conferir um novo sabor às preparações. Além disso, eles possuem substâncias benéficas à saúde. As ervas também, podem ser utilizadas para diminuir a quantidade de sal usada no preparo dos alimentos.

Vamos conferir os benefícios de algumas dessas ervas e temperos?!

Alho: considerado um dos mais antigos temperos utilizados na culinária, o alho possui efeitos antioxidantes que faz com que esse alimento seja essencial para redução do risco de desenvolvimento de diversas doenças. Esse efeito é atribuído principalmente à presença das substâncias ricas em enxofre, que tem efeito anti-inflamatório, antifúngico, hipocolesterolêmico (redução no níveis de colesterol) e antibacteriana. Uma dica é incluir de 2 a 3 dentes de alho picado em 500 ml de azeite extra-virgem para temperar saladas e utilizar na refeição diariamente.
Alecrim: planta originária da região do Mediterrâneo, possui propriedades anti-hipertensiva, digestiva, hipoglicemiante (redução nos níveis de glicemia) e ação antifúngica. O seu consumo pode ser feito através do preparo de chá.
Canela: possui ação antiemética (combate ao enjôo, náuseas e vômitos), combate os gases e tem ação digestiva. Pode ser utilizada na forma de chá, in natura em sucos, mingaus, frutas. Ajuda a regular os níveis de glicose no sangue. 
Cúrcuma ou Açafrão-da-terra : possui ação anti-inflamatória e antioxidante. Alguns estudos demonstram a sua atuação na melhora do sistema imunológico, na melhora do perfil lipídico, sintomas gastrointestinais e hepáticos. 
Cominho: é diurético e auxilia no tratamento de flatulência (gases).
Gengibre: ajuda a tratar enjôos, combate infecções e previne doenças cardiovasculares. O gengibre em pequenas quantidades pode auxiliar a melhorar a produção de enzimas digestivas e reduzir a produção de gases intestinais.
Louro: digestivo, expectorante, além disso, pode atuar na prevenção da dor de cabeça. 
Manjericão: possui propriedade antioxidante, auxilia na digestão, alivia cólicas, diminui a formação de gases e também auxilia no alivio de dores musculares.
Noz moscada: essa erva é indicada em quadros de náuseas, má digestão e cólica.
Orégano: possui propriedades antioxidantes, estimula o sistema imunológico, melhora a digestão e auxilia no tratamento de gripes e resfriados. 
Pimenta: a capsaicina, substância encontrada na pimenta, é um potente vasodilatador, termogênico, antioxidante e descongestionante.


A dica da nutri de hoje também tem uma receita fácil e que pode ser utilizada em diversas preparações, é um Sal de Ervas. Vamos anotar?!

Ingredientes:  
1 colher (sopa) de alecrim desidratado
1 colher (sopa) de manjericão desidratado
1 colher (sopa) de orégano
1 colher (sopa) de salsinha seca
1 colher (sopa) de sal marinho

Modo de preparo: Liquidifique bem todos os ingredientes. Armazene o sal de ervas num pote de vidro. Utilize-o como substituto do sal nas receitas, usando a mesma quantidade que você utiliza de sal comum.

Vale ressaltar que o consumo desses alimentos deve ser feito sob orientação de um profissional especializado, pois a quantidade de cada alimento é individual, além disso, alguns deles são contra indicados em determinadas situações.

Espero que tenham gostado das dicas, se tiverem dúvidas, deixem nos comentários que irei responder.

Beijos da Nutri,

Maíra Rodrigues.

  1. adoooorei esse post, adoro comida bem temperada ainda mais aquelas que tem o sabor mais acentuado

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  2. Obrigada pelo carinho Ylla Kayra;)
    Beijos!

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Tuka Sampaio, 25 anos, capricorniana. Nascida e criada em Salvador (baianinha, oxente!), capricorniana, apaixonada por moda e maquiagem. Advogada que colocou o tailleur de lado para trabalhar com o blog e dividir um pouco do seu mundo com vocês.


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