http://www.tukasampaio.com.br/p/blog-page.htmlhttp://www.tukasampaio.com.br/p/contato_26.htmlhttp://www.tukasampaio.com.br/p/anuncie.html


Dicas da Nutri: Fibras

11.11.15
Arquivado em:



Olá Pessoal!!! Tudo bem com vocês?

Na dica da nutri de hoje vamos tirar todas as dúvidas sobre as fibras. Quais os tipos, como podem ser utilizadas, seus benefícios entre outras dicas.

Com certeza você já ouviu falar das fibras, mas você sabe onde encontrá-las? Qual a sua importância para a saúde? Vamos conferir?!

Benefícios:

As fibras são famosas por seus benefícios ao trânsito intestinal, mas não é só isso, elas ainda auxiliam na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, diabetes, no controle do colesterol, no tratamento da obesidade entre outros problemas de saúde. As fibras não oferecem calorias ao nosso corpo, já que não são absorvidas pelo organismo. Dessa maneira, elas são ótimas aliadas para a nossa saúde.

As fibras são classificadas em dois tipos:

- As fibras solúveis são capazes de formar um gel e gerar retardo no esvaziamento gástrico, aumentando a saciedade, diminuem ainda o ritmo de absorção de glicose e colesterol e servem de fonte de energia para bactérias “do bem” que estão na microbiota intestinal. 

- As fibras insolúveis apresentam efeito mecânico no trato gastrointestinal, são pouco fermentáveis e aceleram o trânsito intestinal.

Ou seja, ambas fornecem benefícios para a nossa saúde.

Quantidade recomendada:

Alguns estudos indicam que a população brasileira não consome as quantidades recomendadas de fibras por dia, que deve ser em media de 25 g/dia para um adulto saudável. Porém, não podemos sair aumentando o consumo dessas fibras sem orientação de um profissional, pois o seu excesso pode causar alguns efeitos indesejáveis.

Onde encontrá-las:

Cereais integrais, frutas, verduras, leguminosas, tubérculos entre outros alimentos. Agora vamos ver alguns exemplos de alimentos e sua quantidade média de fibra:

- Ervilha: 8g de fibras a cada xícara;  
- Chia: 6,2g de fibras por colher de sopa;  
- Batata Doce: 5g de fibra em uma unidade média do alimento;
- Abóbora: 3g de fibra por xícara do alimento cozido;
- Goiaba: 10g de fibras a cada unidade;
- Maçã: 5g de fibra em uma unidade média. Dica: o ideal é consumi-la com a casca, desde que higienizada adequadamente.

Receitas:

Panqueca de Aveia

Ingredientes: 1 ovo, 2 colheres de sopa de farelo de aveia, 3 colheres de sopa de água, 1 colher de café de fermento em pó.
Modo de Preparo: Bata no liquidificador todos os ingredientes. Em um frigideira colocar um fio de óleo ou azeite e tirar o excesso com um guardanapo. Coloque a massa e deixe em fogo baixo por 2 minutos. Caso deseje, pode rechear com alimentos da sua preferência.


Sagu funcional
Modo de Preparo: Adicione 3 colheres de sopa de chia em 150 ml de suco de uva integral e deixe na geladeira por aproximadamente 4 horas, e está pronta a sua sobremesa. Sugestão: acrescentar canela ou cravo.






Uma alimentação balanceada com a ingestão de cereais integrais, frutas e verduras, possui as quantidades de fibras adequadas para o nosso dia a dia. Deve-se também ficar atento ao consumo excessivo de fibras, pois podem gerar algum tipo de desconforto. Outra dica é que nem todos toleram a mesma quantidade de fibras. O nutricionista é capaz de determinar de que maneira a ingestão de fibras pode auxiliar na melhora da qualidade de vida, introduzindo alimentos e/ou suplementos adequados a sua individualidade.

Espero que tenham gostado das dicas, se tiverem dúvidas, deixem nos comentários que irei responder.

Beijos da Nutri,

Maíra Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Tuka Sampaio, 25 anos, capricorniana. Nascida e criada em Salvador (baianinha, oxente!), capricorniana, apaixonada por moda e maquiagem. Advogada que colocou o tailleur de lado para trabalhar com o blog e dividir um pouco do seu mundo com vocês.


youtube

facebook

news por e-mail

digite seu e-mail para receber todas as novidades:

#tukasampaio

arquivo do blog

translate