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Dicas da Nutri: Alimentação X Cansaço

25.11.15
Arquivado em:



Olá Pessoal!!! Tudo bem com vocês?

A dica da nutri de hoje é sobre como podemos melhorar a nossa disposição reduzindo o cansaço através da alimentação.

A falta de ânimo não está relacionada somente com o excesso de trabalho e ao estresse, mas também aos maus hábitos alimentares. Por exemplo, uma dieta rica em frituras, gorduras saturadas e produtos industrializados podem aumentar a sensação de falta de concentração, sono, cansaço e fadiga. Isso acontece porque o organismo precisa de mais energia para metabolizar esses alimentos, tirando a disposição para atividades rotineiras.

Vamos agora conferir oito dicas de alguns alimentos, que podem melhorar essa disposição?!

1 - Castanhas, amêndoas, nozes e outras oleaginosas contêm gorduras boas, proteínas, vitaminas, minerais e fibras. Os nutrientes encontrados nas oleaginosas são importantes para produzir energia, melhorar a disposição, fortalecer o sistema imunológico além de manter a atividade de contração muscular.

2 - Folhas de cor verde-escura, como espinafre, rúcula e brócolis, são sempre bem-vindas, pois são alimentos fontes de magnésio que é fundamental para a formação de serotonina e para o bom humor.

Suco de Rúcula
Ingredientes:
1 maço de rúcula
1 maracujá
800 ml de água gelada

Modo de preparo: bata no liquidificador a polpa do maracujá com a água. Em seguida, coe e reserve. Após higienizar as folhas de rúcula, adicione-as ao suco que está no liquidificador e bata por mais 2 minutos. Nesta etapa o ideal é não coar, para não perder as fibras. Experimente tomar esses sucos no café da manhã, como a sua primeira refeição diária

3 - A dica para começar o dia mais disposta (o) é substituir o pão branco pelo pão integral, que é rico em fibras e fornecerá energia por mais tempo.

4 - Aposte também em frutas, que são fontes de vitaminas, minerais e fibras. Um exemplo é a banana que tem alto poder energético, como sugestão pode ser consumida com aveia e mel. Outros alimentos como laranja, morango, kiwi, acerola, mexerica e limão também são indicados, pois são boas fontes de vitamina C e devem ser agregados a sua alimentação diária.

Receita de Panqueca de Banana
Amasse uma banana, acrescente 1 colher de sopa de aveia, canela a gosto, 1 ovo e ½ colher de chá de fermento químico em pó. Misture bem todos os ingredientes e leve a uma frigideira untada com óleo ou azeite de oliva.  Essa é uma receita pratica que pode ser consumida no café da manhã ou no lanche da tarde.

5 - O chá verde e o café são ricos em cafeína e possuem função energética.

6 - A tapioca é outra ótima opção, pois é isenta de glúten e pobre em gorduras. Quando combinada com recheios mais magros e alimentos ricos em fibras, torna-se pouco calórica e promove a sensação de saciedade.
Exemplo: Tapioca com banana, canela e chia.

7 - O açaí possui propriedades antioxidantes, auxilia na oxigenação das células com isso, melhora o sistema imunológico e afasta os riscos de gripes e resfriados.

8 - Outra carência nutricional que também gera cansaço, fadiga, dificuldade de concentração, formigamento é a deficiência de vitamina B12. As principais fontes dessa vitamina são alimentos de origem animal como carne vermelha, peixes, aves, ovos e leite (e seus derivados).

O cansaço e o desanimo podem estar relacionados com uma alimentação inadequada mais também com a falta de sono, sedentarismo, longos períodos sem se alimentar e baixa ingestão de água. Por isso, mudanças em alguns hábitos podem melhorar a disposição ao longo do dia.

Vale ressaltar que o consumo desses alimentos deve ser feito sob orientação de um profissional especializado, pois a quantidade de cada alimento é individual, além disso, alguns deles são contra indicados em determinadas situações.

Espero que tenham gostado das dicas, se tiverem dúvidas, deixem nos comentários que irei responder.

Beijos da Nutri,


Maíra Rodrigues.

  1. Ameiii as dicas Nutri... Estava muito sedentária, então, voltei a malhar, e aos poucos, estou mudando minha alimentação, deixando de lado as frituras...
    Beijos

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  2. Nutri.. você arrasa demais em seus post. Palmas Por Favor

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo carinho meninas!
    É sempre bom ter esse retorno de vocês e saber que de alguma maneira estou ajudando ;)
    Beijos

    ResponderExcluir



Tuka Sampaio, 25 anos, capricorniana. Nascida e criada em Salvador (baianinha, oxente!), capricorniana, apaixonada por moda e maquiagem. Advogada que colocou o tailleur de lado para trabalhar com o blog e dividir um pouco do seu mundo com vocês.


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