http://www.tukasampaio.com.br/p/blog-page.htmlhttp://www.tukasampaio.com.br/p/contato_26.htmlhttp://www.tukasampaio.com.br/p/anuncie.html


Dicas da Nutri - Chás

2.10.15
Arquivado em:


Olá Pessoal!!! Tudo bem com vocês?

A dica da nutri de hoje é sobre os benefícios dos chás e como podemos consumir eles no nosso dia a dia. Vamos conferir algumas dicas?!

O chá tem origem no Oriente, porém se tornou muito popular em diversos países, inclusive no Brasil. O chá é preparado através de folhas, flores, casca, caule, sementes, frutos secos e raízes. O seu preparo pode ser feito de diferentes maneiras, como:

Infusão: Colocar a água fervente sobre a erva dentro de uma vasilha, tampar e deixar de 5 a 10 minutos em repouso e em seguida coar.

Cozimento: Colocar a planta na água fria e levá-la para ferver, o tempo de fervura pode variar de 10 a 20 minutos, dependendo da consistência da parte da planta. Após o cozimento deixar em repouso de 10 a 15 minutos e coar em seguida.

Maceração: Colocar a planta, amassada ou picada de molho em água fria, de 10 a 24 horas, dependendo das partes utilizadas. Coar após o tempo determinado.

O consumo do chá proporciona um momento de relaxamento e pode ser consumido quente ou frio, além disso, podem oferecer nutrientes que nos auxiliam no bom funcionamento do organismo. Existem chás que estimulam o apetite, ajudam a acalmar e melhoram a função gastrointestinal, vamos conferir a função de alguns deles?!


Anti-inflamatórios: agrião, limão, hortelã, alecrim, cavalinha, dente-de-leão, urtiga.

Antissépticos: arnica, bardana, limão e malva branca.

Antidiarreicos: casca ou polpa de maçã, broto ou polpa de goiaba e casca de romã.

Calmantes ou sedativos: capim-cidreira, maracujá, valeriana, hortelã, folha de laranja, melissa, alface e angélica.

Cicatrizantes: eucalipto, cavalinha, maracujá, couve, babosa.

Digestivos: hortelã, camomila, boldo, raiz de genciana, sálvia, carqueja, anis estrelado.

Estimulam o apetite: alecrim, agrião, camomila, melissa, dente-de-leão, sálvia, manjerona, alfavaca.

Estímulo do intestino: semente de linhaça, ameixa preta, cáscara sagrada, hortelã, erva-doce e capim-cidreira.

Melhora nos problemas estomacais e intestinais: erva-doce, hortelã, camomila, poejo, angélica, sálvia e funcho.

Dicas importantes:
- Uma dica importante é que não devemos adquirir os ingredientes para o preparo da bebida em locais não apropriados e sem o devido armazenamento, pois o risco de contaminação é maior, o que pode ocasionar alguns efeitos colaterais ao organismo.

- O seu consumo deve ser feito na hora do preparo, pois quando armazenado para ser consumido depois, pode perder algumas das suas propriedades funcionais.

- Vale ressaltar que o consumo desses alimentos deve ser feito sob orientação de um profissional responsável, pois a quantidade de cada alimento é individual. Além disso, alguns deles são contra indicados em determinadas situações.

Espero que tenham gostado das dicas, se tiverem dúvidas, deixem nos comentários que irei responder.

Beijos da Nutri,

Maíra Rodrigues.

  1. Tuka amei essas dicas de chá, normalmente eu faço o cozido e acho bem relaxante mesmo, beijoss linda.
    http://carolinapaivaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir



Tuka Sampaio, 25 anos, capricorniana. Nascida e criada em Salvador (baianinha, oxente!), capricorniana, apaixonada por moda e maquiagem. Advogada que colocou o tailleur de lado para trabalhar com o blog e dividir um pouco do seu mundo com vocês.


youtube

facebook

news por e-mail

digite seu e-mail para receber todas as novidades:

#tukasampaio

arquivo do blog

translate