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Dicas da Nutri: Alimentação X Câncer

28.10.15
Arquivado em:



Olá Pessoal!!! Tudo bem com vocês?

A dica da nutri de hoje é uma super dica em apoio ao Outubro Rosa. Nesse post teremos dicas de prevenção através de cuidados com alimentação, elaboradas pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), as quais acho válido repassar para vocês, uma maneira de alertar e orientar a todos.

O câncer é uma doença multifatorial e alguns hábitos como fumar, obesidade, má alimentação e falta de atividade física apontam para algumas das causas para o seu surgimento. Outro fator importante é que muitos componentes da alimentação têm sido associados com o processo de desenvolvimento do câncer.

Alimentação de risco:

Alguns tipos de alimentos, se consumidos regularmente durante longos períodos de tempo, parecem fornecer o tipo de ambiente que uma célula cancerosa necessita para crescer. Esses alimentos devem ser evitados ou ingeridos com moderação. Neste grupo estão incluídos:

 - Alimentos ricos em gorduras, tais como carnes vermelhas, frituras, molhos prontos industrializados, embutidos dentre outros.
Existem também os alimentos que contêm níveis significativos de agentes cancerígenos e que devem ser evitados, como por exemplo:

 - Nitritos e nitratos são substâncias usadas para conservar alguns tipos de alimentos, como picles, salsichas e outros embutidos e alguns tipos de enlatados, essas substâncias têm ação carcinogênica.

- Os defumados e churrascos contém uma substância proveniente da fumaça do carvão, o mesmo encontrado na fumaça do cigarro e que tem ação carcinogênica conhecida.

- Os alimentos preservados em sal, também estão relacionados ao desenvolvimento de câncer, por isso, antes de comprar alimentos, compare a quantidade de sódio nas tabelas nutricionais dos produtos.

Cuidados ao preparar os alimentos:

- O tipo de preparo do alimento também influencia no risco de câncer. Tente adicionar menos sal na hora de fazer a comida, aumentando o uso de temperos como azeite, alho, cebola, salsa entre outros.

- Prefira métodos de cozimento que usam baixas temperaturas, são escolhas mais saudáveis, como vapor, fervura, ensopado, guisado, cozido ou assado.

- Estudos demonstram que uma alimentação pobre em fibras, com altos teores de gorduras e altos níveis calóricos, está relacionada com o desenvolvimento de câncer.

- Atenção especial deve ser dada também aos grãos e cereais. Se armazenados em locais inadequados e úmidos, esses alimentos podem ser contaminados por um fungo, o qual produz uma substância cancerígena.

Prevenção:

- Algumas mudanças nos nossos hábitos alimentares podem nos ajudar a reduzir os riscos. A adoção de uma alimentação saudável contribui não só para a prevenção do câncer, mas também de doenças cardíacas, obesidade e outras doenças crônicas como diabetes.

- Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm nutrientes, tais como vitaminas, fibras e outros compostos, que auxiliam as defesas naturais do nosso corpo.

-A alimentação saudável somente funcionará como fator protetor, quando adotada constantemente, no decorrer da vida.

Dessa forma, aprendemos que manter um estilo de vida saudável preconizando uma alimentação equilibrada e nutricionalmente completa, variada em frutas, hortaliças e alimentos integrais, que fornecerão uma grande variedade de vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes. Assim como, evitar o consumo de alimentos processados, gorduras e farinhas refinadas, nos auxilia na prevenção não só do câncer mais de outras doenças, por isso, Cuide-se! 
Para ler o texto completo, acesse: Fonte: http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=18

Espero que tenham gostado das dicas, se tiverem dúvidas, deixem nos comentários que irei responder.

Beijos da Nutri,

Maíra Rodrigues.

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Tuka Sampaio, 25 anos, capricorniana. Nascida e criada em Salvador (baianinha, oxente!), capricorniana, apaixonada por moda e maquiagem. Advogada que colocou o tailleur de lado para trabalhar com o blog e dividir um pouco do seu mundo com vocês.


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