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Dicas da Nutri - Alimentos termogênicos

16.9.15
Arquivado em:



Olá Pessoal!!! Tudo bem com vocês?

A dica da nutri de hoje é sobre alguns alimentos que possuem dentre as suas diversas funções, um efeito termogênico, ou seja, aceleram o metabolismo fazendo com que o organismo aumente o seu gasto energético.

Os termogênicos podem atuar por mecanismos diferentes, alguns atuam no sistema nervoso central estimulando o estado de alerta e concentração, retardando a fadiga muscular e aumentando a disposição para os exercícios físicos. Outros atuam em células que armazenam a gordura do nosso organismo, potencializando a sua quebra durante o exercício físico.
Além disso, a maioria destes alimentos tem importante ação anti-inflamatória e antioxidante, combatendo aos radicais livres.

Vamos conhecer agora alguns alimentos, que podem ser incluídos no cardápio e que possuem esse efeito termogênico.





Gengibre: capaz de acelerar o metabolismo, gastando mais energia do que o habitual, pois, é fonte de substâncias termogênicas, como o gingerol, que atua no aumento do gasto calórico e também como anti-inflamatório. Ele pode ser utilizado ralado, como um tempero, ou na forma de chás, sucos e caldos.

Canela: possui uma ação estimulante, capaz de aumentar a temperatura do corpo, podendo ser considerada um alimento termogênico, de efeito leve. A canela pode ser consumida  com frutas cozidas, sucos e outros alimentos.

Pimenta Vermelha: devido a presença de uma substância chamada capsaicina, que dá a ela o seu sabor picante, a pimenta possui um efeito termogênico, isto é,  aumenta o gasto energético. Além disso, possui ação antioxidante.

Chá Verde: possui em sua composição, algumas substâncias como as catequinas e a cafeína que juntas demonstram estimular a termogênese.

Outra dica que irei repassar para vocês é uma receita de chá termogênico, utilizando alguns dos ingredientes citados, vamos lá ?!

Chá de canela, gengibre e cravo
Ingredientes:
1 pedaço pequeno de gengibre
1 pedaço de canela em rama (3 cm)
4 cravos
Casca de meia laranja
Modo de preparo: Misture em 250 ml de água e ferva durante 8 minutos.

Esses, são alguns alimentos que podem auxiliar no processo de emagrecimento, aliados com uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física sob orientação de um profissional responsável.

Vale ressaltar que o consumo desses alimentos deve ser feito sob orientação de um profissional, pois a quantidade de cada alimento é individual, além disso, alguns deles são contra indicados em determinadas situações.

Espero que tenham gostado das dicas, se tiverem dúvidas, deixem nos comentários que irei responder ou se quiserem mais dicas ou receitas utilizando esses alimentos termogênicos.

Beijos da Nutri,


Maíra Rodrigues

  1. Sou fã de chá, acho que vou fazer essa receitinha aí. Não conhecia o termo "alimento termogênico", obrigada pelo esclarecimento. Beijo!

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    Respostas
    1. Obrigada Lu Spínola por acompanhar meus textos aqui no blog e pelo carinho, fico sempre feliz em receber esse feedback dos leitores. Irei anotar a sua dica e em breve farei um texto sobre o uso de alguns chás ;)
      Espero poder esclarecer muitas outras dúvidas e te convido a continuar acompanhando os posts.
      Beijos!

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  2. Amei as dicas Maíra. Gostaria que fizesse um post dando dicas de alimentação p quem ta começando a se exercitar (meu caso), alimentos que estejam ligados ao cotidiano e que muitas vezes não sabemos os benefícios destes. Muito sucesso gata, beijo.

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    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Thialle!
      Pode deixar que a sua dica de post está anotada e em breve será publicada, por isso te convido a continuar acompanhando os meus textos e espero que consiga esclarecer as suas dúvidas.
      Beijos!

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Tuka Sampaio, 25 anos, capricorniana. Nascida e criada em Salvador (baianinha, oxente!), capricorniana, apaixonada por moda e maquiagem. Advogada que colocou o tailleur de lado para trabalhar com o blog e dividir um pouco do seu mundo com vocês.


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