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Dicas da Nutri - Nutrição e Flacidez

16.6.15
Arquivado em:


 

Olá Pessoal !! Tudo bem com vocês?

O post de hoje será sobre flacidez, que de forma resumida é a atrofia da pele e/ou do músculo. Isso pode ocorrer devido à diminuição da produção de colágeno, perda do tônus muscular, rápida perda de peso, sedentarismo, alimentação inadequada, baixo consumo de água ou por outros fatores externos que agem sobre a pele e levam aos diferentes tipos de flacidez, que se dividem em:

 - Tissular: acomete a pele por diversos motivos, por exemplo: quando ocorre o ganho e a perda de peso em um curto espaço de tempo, gerando a perda de colágeno e elastina afetando principalmente o tecido cutâneo superficial.

- Muscular: acomete a musculatura subcutânea deixando a pele com aspecto, mas flácido, sendo um dos tratamentos indicados a prática de atividade física regular.

Dentre os fatores que predispõem o surgimento da flacidez podemos citar a falta de atividade física e dieta desequilibrada, por isso, para melhorar esse quadro além dos tratamentos estéticos utilizados atualmente é fundamental a manutenção de uma dieta equilibrada. Vamos conhecer alguns aliados importantes nesse tratamento, que garantem a firmeza e sustentação da pele.

- Aminoácidos: podemos citar a lisina, prolina e glicina que são encontradas, por exemplo, na gelatina sem sabor. Além desses aminoácidos, podemos citar também a leucina, presente na clara do ovo e que auxilia na manutenção da massa magra.
Sugestão de consumo da gelatina sem sabor: pode ser consumida com um suco ou batida com iogurte desnatado e frutas de sua preferência.

 

- Vitamina C: encontrada em frutas e verduras como: laranja, acerola, limão, tomate, kiwi, abacaxi, morango, brócolis e pimentão. Tem a função de auxiliar a formação do colágeno além de ter ação antioxidante, o que dificulta a ação de radicais livres sobre a pele e retardam seu envelhecimento.

- Cobre: presente em frutos do mar, grãos integrais, feijões, nozes, batatas, folhas verde escuras, cacau e frutos secos (ameixa, damasco, figo). E se demonstra um excelente aliado na constituição de colágeno.

- Zinco: auxilia na síntese do colágeno e é essencial para a elasticidade da pele. Pode ser encontrado em alimentos ricos em proteínas como: carnes magras, frango, peixe, amendoim, leite e derivados, feijão, lentilhas e nozes.

- Manganês: tem como principais fontes, abacaxi, castanhas, nozes, aveia, farinha de trigo integral, espinafre, batata doce.

- Silício: presente na aveia, cevada, salsa, nabo, avelã e pepino. É um mineral fundamental para a síntese de colágeno e para a firmeza da pele.
Sugestão de consumo da aveia, 2 colheres de sopa ao dia. Pode ser consumido com uma fruta ou batido em uma vitamina.


- Ácido Pirrolidônico: substância capaz de segurar a água dentro das nossas células, mantendo a hidratação da nossa pele. Pode ser encontrada no suco de beterraba ou de cenoura.
A flacidez pode ocorrer tanto em mulheres quanto em homens o que pode gerar algumas vezes, um desconforto com a própria aparência. Dessa forma, para que seu tratamento seja eficaz é importante fornecer esses nutrientes diariamente, ou seja, uma alimentação equilibrada previne e também auxilia o seu tratamento.
Espero que tenham gostado das dicas,
E se tiverem dúvidas, deixem nos comentários que irei responder.
Beijos,

Maíra Rodrigues.

  1. Adorei as dicas vou usa no meu dia a dia.
    Beijos
    Sonia

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Sônia,
    Fico feliz que tenha gostado e te convido a continuar acompanhando as Dicas da Nutri ;)

    Beijos,
    Maíra Rodrigues

    ResponderExcluir



Tuka Sampaio, 25 anos, capricorniana. Nascida e criada em Salvador (baianinha, oxente!), capricorniana, apaixonada por moda e maquiagem. Advogada que colocou o tailleur de lado para trabalhar com o blog e dividir um pouco do seu mundo com vocês.


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