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Nutrição: Unhas e Cabelo

19.5.15
Arquivado em:


 

Olá Pessoal !! Tudo bem com vocês?

Meu nome é Maíra Rodrigues, sou Nutricionista, baiana e sou a nova colaboradora. E a partir de agora vou compartilhar com vocês alguns assuntos relacionados à Nutrição aqui no blog da Tuka Sampaio. Espero que gostem do conteúdo e também deixem sugestões do que gostariam de ler.

No post de hoje, irei falar sobre um assunto que interessa a maioria das meninas e também meninos, que é de como a alimentação pode auxiliar na saúde dos cabelos e das unhas. Mudanças em alguns hábitos alimentares podem interferir diretamente no seu crescimento e desenvolvimento, deixando-os frágeis, quebradiços, oleosos, com aspecto seco e aparentarem manchas (unhas). Os cabelos e as unhas são formados por proteínas, como: a queratina, a elastina e o colágeno. E essas proteínas são formadas por um conjunto de aminoácidos, com isso, o consumo de alguns alimentos favoreceram sua formação e sustentação. Por isso, a manutenção de uma alimentação equilibrada contribui para o seu crescimento saudável. Agora vamos às dicas de alguns nutrientes.

Nutrientes 

Como fonte de proteína, podemos citar: Ovo, Carnes, Leites e Derivados, Feijões, assim como a linhaça, gergelim e quinoa. Um aminoácido que pode ser citado e que participa desse processo é a Cisteína, que é essencial para a formação da queratina. 

Vitamina A: atua crescimento dos cabelos, e pode ser encontrada em alimentos de origem vegetal, como: frutas e vegetais alaranjados e vermelhos ou em alimentos de origem animal, como: ovo, leite e fígado.

A Vitamina C atua na síntese do colágeno e a sua deficiência pode deixar, os cabelos mais quebradiços, por exemplo. E tem como fontes, frutas cítricas e folhosos verdes escuros.

As Vitaminas do Complexo B também fazem parte da construção do colágeno e da queratina, são encontradas em: oleaginosas, leguminosas, folhosos verdes escuros, ovos, cereais integrais e carnes. Dentre as vitaminas do complexo B, podemos citar a Biotina que auxilia nos casos relacionados ao excesso de oleosidade do couro cabeludo e pode ser encontrada em alimentos como: fígado, ovo, couve-flor, espinafre e milho.

O Cobre participa da síntese do colágeno e tem como principais fontes: leguminosas, cereais integrais, castanhas e frutos do mar.

O Silício atua preservando a elasticidade e flexibilidade das unhas e cabelos, o que estimula e fortalece o seu crescimento. Além disso, ele atua na microcirculação, isto faz com que os nutrientes cheguem com mais facilidade na pele, nos cabelos e nas unhas. Ele pode ser encontrado em alimentos como: pepino, aveia, cevada, batatas e pimentão.

O Zinco é essencial para a formação das unhas, e em caso de deficiência do zinco ou do selênio, podem surgir manchas brancas. Ele pode ser encontrado em: oleaginosas, peixes e cereais integrais.

Espero que tenham gostado e se tiverem qualquer dúvida deixem nos comentários que irei responder.

Beijos,

Maíra.

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Tuka Sampaio, 25 anos, capricorniana. Nascida e criada em Salvador (baianinha, oxente!), capricorniana, apaixonada por moda e maquiagem. Advogada que colocou o tailleur de lado para trabalhar com o blog e dividir um pouco do seu mundo com vocês.


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