http://www.tukasampaio.com.br/p/blog-page.htmlhttp://www.tukasampaio.com.br/p/contato_26.htmlhttp://www.tukasampaio.com.br/p/anuncie.html


Esfoliação: Atividade Semanal Obrigatória

13.4.15
Arquivado em:


A prática da esfoliação beneficia não apenas a pele do corpo como também a do rosto. Percebo que a maioria das marcas de cosméticos nacionais investe mais em esfoliantes corporais, mas esfoliar o rosto uma vez por semana é tão necessário quanto esfoliar o restante do corpo. Portanto, tire alguns minutos na semana (em dez, quinze minutos, mais ou menos dá pra fazer um bom trabalho no corpo e no rosto) e esfolie a sua pele!

Obs: Se você estiver com a pele bronzeada e quiser manter essa cor por mais algum tempo, melhor fazer esfoliações apenas no rosto, joelhos e cotovelos, ok?


A esfoliação no corpo ajuda a estimular a renovação de células na camada mais externa da pele. Por isso, fica aquela sensação de que a pele está mais sedosa e lisinha depois que a gente esfolia. Além disso, estimula a circulação sanguínea e ajuda a melhorar o problema dos pelos encravados e das axilas escuras. A esfoliação deve ser feita à noite, já que é um procedimento que deixa a pele levemente sensível. Aplique o produto em movimentos suaves e circulares.

Dica da Lu: quando tenho algum tempo livre nos finais de semana, gosto de fazer um “spa caseiro” e esfoliar a pele enquanto deixo a máscara para o cabelo agindo na touca. Além disso, gosto de esfoliar a pele na véspera da depilação de cera.


A esfoliação do rosto também deve ser feita uma vez por semana. Além de todos os benefícios anteriormente citados, a esfoliação da pele do rosto ainda ajuda a diminuir a quantidade de cravos e espinhas. Já li alguns dermatologistas aconselhando pessoas de pele oleosa a esfoliar a pele até três vezes por semana, mas, sinceramente, acho que não tem necessidade. Quando você esfolia demais a pele, ela fica sensível demais e mais propensa a irritações. Minha pele do rosto é oleosa e teve uma época da minha adolescência que eu esfoliava demais, aliás, acho até que eu tava viciada em esfoliação eu gostava tanto da sensação de frescor e de “limpeza” que a esfoliação proporcionava que exagerei. E minha pele ficou meio ressecada. E não, não foi legal.


2ª Dica da Lu: se você não tiver um produto específico para fazer esfoliação corporal, misture duas colheres de chá de açúcar (pode ser do normal ou do mascavo) cheias e duas colheres de sopa de creme hidratante (os mais baratinhos são os melhores pra fazer isso!) numa vasilha e aplique. Tem gente que faz com fubá e mel ou com óleo de amêndoas ou de coco e açúcar, mas eu nunca fiz pra testar. Pessoalmente, gosto de esfoliantes mais grossinhos, para sentir que o produto está esfoliando de com força, como se diz na Bahia, bem a minha pele. Para esfoliar o rosto e pescoço, uma colher de chá de açúcar para uma colher de sopa de hidratante facial é o suficiente.

Além do corpo e do rosto, gosto de dar uma atenção especial para os lábios e os pés quando estou esfoliando, mas... são assuntos para os próximos posts. 

Beijos e até a próxima!

  1. Massa Lu! Sei q esfoliar é necessário, mas vacilo demais... Sempre esqueço! Vem cá, pq vc esfolia na véspera da depilação? Ajuda a doer menos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade ajuda a desencravar os pelos, Jana...Não tem aqueles que nascem sob a pele? Então, a esfoliação ajuda a remover essa camada de pele que está em cima do pelo, o que permite que ele seja retirado mais facilmente durante a depilação. Beijos e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Massa Lu! Sei q esfoliar é necessário, mas vacilo demais... Sempre esqueço! Vem cá, pq vc esfolia na véspera da depilação? Ajuda a doer menos?

    ResponderExcluir
  3. Amo sua coluna, não conhecia a receita de esfoliante caseiro, vou testar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Teste e depois conte aqui o que achou, beleza? ;) Beijo!

      Excluir
  4. Gostaria de mandar um beijo pra dermatologista mais bonita que conheço: Dra. Stéphane Spínola, minha prima! Beijo, Tefinha! ;)

    ResponderExcluir
  5. Luu, você está certíssima, a esfoliação é muito importante para a saúde da pele!! Não consigo viver sem ela (acho que às vezes até exagero... :x)
    Lembrando que o esfoliante para o rosto deve ser sempre mais suave e específico... Também é legal aproveitarmos para caprichar no hidratante logo depois - com a pele renovada, a absorção do produto é mais eficaz =D
    Ansiosa pelas próximas dicas, Lu!
    Beijos com carinho!
    Michele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, verdade: esfoliar é importante, mas tudo com moderação, né? Sei que a sensação de pele lisinha é boa, mas exagero na esfoliação resseca a pele, como disse acima. Obrigada por acompanhar o blog e comentar sempre! Beijos.

      Excluir
  6. Legal Lú! Também não conhecia receitas caseiras para esfoliação, sempre usei produtos comerciais. Gosto de uma esfoliação também, a pele fica lisinha e depois uso um óleo hidratante. Muito bom! Vou experimentar as suas fórmulas e depois te conto. Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sá, obrigada pelo comentário! Já fiz esfoliação usando açúcar e creme hidratante baratinho, mas, apesar de nunca ter usado, sei que essas receitas caseiras circulam bastante na rede. Então mal não deve fazer né? kkkkkkk Faça e conte mesmo! Beijos.

      Excluir



Tuka Sampaio, 25 anos, capricorniana. Nascida e criada em Salvador (baianinha, oxente!), capricorniana, apaixonada por moda e maquiagem. Advogada que colocou o tailleur de lado para trabalhar com o blog e dividir um pouco do seu mundo com vocês.


youtube

facebook

news por e-mail

digite seu e-mail para receber todas as novidades:

#tukasampaio

arquivo do blog

translate