http://www.tukasampaio.com.br/p/blog-page.htmlhttp://www.tukasampaio.com.br/p/contato_26.htmlhttp://www.tukasampaio.com.br/p/anuncie.html


As Três Regras Básicas da Rotina de Cuidados Faciais: Lavar, Tonificar e Hidratar

16.3.15
Arquivado em:



Manter uma rotina de cuidados simples pode ser um dos melhores investimentos que você pode fazer para ter uma pele boa no futuro. É como diz o ditado: “um grama de prevenção vale por um quilo de cura”.  Assim, aqui vai uma breve explicação sobre os três passos básicos para cuidar da pele não só do rosto, mas também do pescoço (uma das regiões do corpo que envelhece mais rápido).


1)  Lavar: acho que essa parte não tem muito mistério, não é mesmo? A maioria das pessoas lava o rosto quando acorda e quando vai dormir. Entretanto, pessoas de pele oleosa podem ser aconselhadas pelo dermatologista a fazer isso três vezes, o que faz parte do tratamento para acne (comigo foi assim), e é o máximo de vezes que é aconselhável lavar o rosto. A limpeza deve ser feita preferencialmente com água fria, que fecha os poros, e um sabonete indicado para o seu tipo de pele.

Atenção: lavar o rosto excessivamente pode provocar o chamado “efeito rebote”, ou seja, a pele perde sua proteção natural com a lavagem e acaba produzindo mais óleo para compensar.



2) Tonificar: essa etapa é frequentemente ignorada pela maioria das pessoas inclusive por mim até algum tempo atrás. Mas ela é tão importante quanto as outas! O tônico equilibra o pH natural da pele, eliminando aquela sensação de “repuxamento” que muita gente sente ao lavar o rosto com o sabonete. Além disso, o tônico retira as impurezas que o sabonete sozinho não conseguiu limpar. Pode aplicar o produto com algodão mesmo. Pessoas com pele oleosa costumam utilizar tônicos faciais que possuem álcool na composição, o que ajuda a combater o excesso de óleo produzido, mas pode ressecar demais a pele se a pessoa estiver fazendo um tratamento com ácido para tirar espinhas (oi, isso já aconteceu comigo). Já as pessoas com pele seca devem evitar produtos com ácido na composição, pelos motivos já expostos.


3)  Hidratação: etapa final. Agora a pele já está devidamente limpa para receber o hidratante. Tem gente que, por ter pele oleosa, costuma pular essa etapa, mas eu tenho um segredinho pra contar pra essas pessoas: ÓLEO NÃO É ÁGUA! O sebo naturalmente produzido pela sua pele não vai realizar a reposição hídrica que ela precisa, então invista nos hidratantes oil-free (específicos para pele oleosa). As pessoas de pele seca, por outro lado, costumam amar essa etapa da rotina (por que será?:P). E outra: nada de mão pesada para aplicar o hidratante, ou você estará estimulando a sua pele a produzir sebo desnecessariamente. Aplique com movimentos suaves, ok?

Dica: Não sei se isso tem algum fundamento, mas, quando eu era adolescente até bem pouco tempo atrás, fiz um curso de maquiagem no qual o professor me explicou que todos os produtos de cuidados faciais devem ser aplicados de dentro pra fora, com o algodão limpando em direção à raiz do cabelo. Segundo ele, isso inibe o aparecimento de rugas, porque a gente estaria botando a pele “pra cima”. No caso do pescoço, o creme deve ser aplicado em movimentos que vão da base em direção à face. Não sei se isso tem alguma fundamentação científica, mas até que faz sentido e eu sigo essa orientação até hoje. xD

 Após essa rotina, caso você esteja acordando, saiba que o filtro solar vem depois do hidratante (estou sempre te lembrando dele, sou chata, pode dizer). E depois de passar esses dois produtos, você pode passar a maquiagem que costuma usar. Ou você também pode sair assim, eu saio assim direto! #NaCaraENaCoragem

E quem usa BB Cream, Lu?

Acalmai-vos que isso é assunto pra outro post!

Agora, se você usa algum creme noturno para combater cravos e espinhas, é melhor não misturar esse produto com o hidratante, afinal você não sabe como eles vão reagir juntos!

Aliás, se você faz tratamento dermatológico, pergunte ao seu médico quais produtos você pode utilizar nessas etapas. Ele vai saber te indicar o sabonete, o tônico e o hidratante mais adequados para sua pele.

OBS: ao realizar essa rotina de cuidados a noite, sugiro usar um bom demaquilante antes de começar a lavar o rosto. Isso porque existem maquiagens com componentes a prova d água que, quando você passa água no rosto direto, não só não consegue retirar o produto do rosto, como também se torna mais trabalhoso tentar usar o demaquilante depois. Acredite, experiência própria! Aliás, vou explicar isso mais detalhadamente em outra oportunidade.

Beijos e até o próximo post!

  1. Super importante os 3 passos, e quando não faço me sinto culpada.

    Beijooos
    @natirios_blogidfashion
    @blog_idfashion
    https://blogidfashion.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu acho que entendo a sua "culpa", Natalia. Também fico com peso na consciência quando pulo alguma etapa... --' Obrigada pelo comentário, beijo!

      Excluir
  2. Só faço lavar e olhe lá! Kkkkkkk Curti, bibis!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô ligada, gordinha: é o famoso "casa de ferreiro, espeto de pau"! Mas não é por falta de aviso que você fica igual a um panda quando não tira a maquiagem...kkkkkkkkk

      Excluir
  3. santíssima trindade para uma pele saudável... pena que eu sou preguiçosa e esqueço ate de usar hidratante.... #Luludermatologista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo, Paty! Também tenho preguiça, mas é uma questão de hábito: depois que você inclui na sua rotina, fica mais fácil ter disposição. Apesar de não ser dermatologista (nem estudante de medicina eu sou...kkkkkk), sou uma curiosa de assuntos dermatológicos e produtos para a pele. Precisando de uma dica, tamos aí! ;)

      Excluir
  4. Luu me ajuda!! Uso maquiagem tdos os dias.. N consigo evitar.. O problema é q sei q minha pele sente.. De uns 2 anos p cá os poros estão mais abertos e apareceram vários caroçinhos.. N consigo deixar a maquiagem de lado..existe algo q eu possa fzer p minimizar os seus efeitos? Aproveito p perguntar se vc teria alguma dica p q esses poros diminuam.. Pleeease!! (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cora, repare: usar maquiagem todos os dias só entope os poros se você não retirar direito. Você usa algum demaquilante? Aqueles lencinhos da Nivea são muito bons. Pelo que me informei, não existe nenhum dermocosmético que minimize os poros, apenas disfarçam eles. Mas por que você não tenta fazer uma limpeza de pele? Isso ajuda bastante a desobstruir os poros e diminuir esses carocinhos. Ainda farei posts sobre esses dois assuntos. Beijo!

      Excluir
  5. Luu me ajuda!! Uso maquiagem tdos os dias.. N consigo evitar.. O problema é q sei q minha pele sente.. De uns 2 anos p cá os poros estão mais abertos e apareceram vários caroçinhos.. N consigo deixar a maquiagem de lado..existe algo q eu possa fzer p minimizar os seus efeitos? Aproveito p perguntar se vc teria alguma dica p q esses poros diminuam.. Pleeease!! (:

    ResponderExcluir
  6. Lú aproveitando q tô no momento blza queria fzer outra pergunta.. P tirar maquiagem eu uso aqueles lencinhos demaquilantes da Nivea. Existem 3 tipos, um deles é cheio d bolinhas p esfoliar, é levinho..n é aqueeela esfoliação... Mas apesar disso, fico c receio d passar todo dia.. Será q tem problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que você tira a maquiagem direitinho, Cora, isso é ótimo para a saúde da pele! Olha, tudo em excesso faz mal, inclusive a esfoliação. Eu mesma só esfolio a pele do rosto uma ou duas vezes na semana. Então, melhor usar os lencinhos sem bolinhas. Volto a insistir na limpeza de pele ok?

      Excluir
  7. Brigada Luu.. Pois é.. Usava os lencinhos esfoliantes tdos os dias.. Ficava na dúvida, c receio.. Mas usava rsrs vou usar mais n. Vleew

    ResponderExcluir
  8. Amei as dicas. Minha pele é de mista a oleosa, ela acompanha o clima das estações. Por isso redobro os cuidados, e mesmo com muita preguiça de tirar a maquiagem, eu faço sempre que uso. Eu não uso tônico. Apenas uso o creme de limpeza 3 em 1 Time Wise e o hidratante redutor de linhas de expressões da mesma linha, ambos da Mary Kay.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, flor! Sabe, Thialle, a aplicação do tônico é uma etapa que muitas pessoas pulam com frequência, mas ela é tão importante quanto as outras para a higienização da pele. Acho que vou fazer um post indicando os tônicos que mais uso e explicar como o produto funciona. Beijo!

      Excluir



Tuka Sampaio, 25 anos, capricorniana. Nascida e criada em Salvador (baianinha, oxente!), capricorniana, apaixonada por moda e maquiagem. Advogada que colocou o tailleur de lado para trabalhar com o blog e dividir um pouco do seu mundo com vocês.


youtube

facebook

news por e-mail

digite seu e-mail para receber todas as novidades:

#tukasampaio

arquivo do blog

translate