http://www.tukasampaio.com.br/p/blog-page.htmlhttp://www.tukasampaio.com.br/p/contato_26.htmlhttp://www.tukasampaio.com.br/p/anuncie.html


“Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro seria esta: usem o filtro solar!”

16.2.15
Arquivado em:


“Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro seria esta: usem o filtro solar!”

Não, não foi o Pedro Bial quem escreveu isso aí em cima, foi a jornalista norte-americana Mary Schmich. E ela está coberta de razão neste ponto.

Usar filtro solar previne duas coisas que nós com certeza não queremos: câncer de pele e rugas. Pra quem não sabe esse é um dos tipos mais comuns de câncer que existem no mundo e é mais fácil de ocorrer em pessoas que têm a pele clara. O sol também causa a diminuição da quantidade de colágeno que nossa pele produz, o que significa que você terá uma pele com menos rugas e flacidez, além de estar se prevenindo contra o câncer, se tornar o uso de filtro solar um hábito o mais rápido possível.

  
Assim, ao adotar o filtro solar como algo que faz parte da sua rotina, vc só tem a ganhar.

Ah, Lu, mas precisa usar até nos dias nublados?

Mas é claro que sim! Mesmo nos dias em que as nuvens encobrem o céu, os raios ultravioletas incidem sobre a nossa pele, mesmo em menor quantidade. Por isso, não se engane: mesmo nos dias que o sol não der as caras diretamente, os ditos raios atravessam as nuvens e estarão lá prontos pra te atacarem pra causar danos à sua pele. Nuvem não é “barreira natural” pra raios ultravioletas.

Moral da história: tem que usar todos os dias, ok?


Tá certo, já entendi! Mas precisa usar no corpo todo ou só no rosto tá bom?

Veja bem... Os dermatologistas mandam você proteger não apenas o rosto (e quando eu digo rosto, incluo a região do pescoço também), mas todo o seu corpo, ainda mais em cidades quentes, como Salvador, onde as pessoas costumam usar roupas mais leves e abertas. Na real? Não conheço ninguém que faça isso (talvez nem os próprios dermatologistas façam, mas não posso afirmar, só desconfio), eu mesma não faço isso. Aliás, se você conhece alguém que passa todo dia filtro solar no corpo todo, por favor, me apresente que eu quero dar os parabéns, deve ser uma pessoa disciplinadíssima!

Resumo da ópera: se você puder proteger todas as áreas expostas, proteja, você só tem a ganhar. Se não, está por sua conta e risco como eu.


E o tal do FPS, serve pra quê?

É uma sigla para Fator de Proteção Solar. O FPS indica o grau de proteção contra queimaduras que o produto oferece. Exemplo: a pessoa que usa um filtro solar com FPS 30 demora 30 vezes mais tempo para se queimar do que levaria sem o produto. Em outras palavras, a pessoa está 30 vezes mais protegida do que estaria se estivesse sem nenhuma proteção. É por isso que dizem que quanto mais branca for a pele de uma pessoa, maior o FPS que ela precisa. Os dermatologistas aconselham que o fator mínimo utilizado deve ser o 15. Além disso, nada de casquinhagem economia quando for aplicar o filtro solar, utilize uma colher de sobremesa CHEIA (como diz minha tia Analice) para o rosto e o pescoço. Já para os braços, usem uma colher de sopa, e, para as pernas, uma colher de sopa CHEIA. Não, NÃO É uma colher pra cada braço e uma pra cada perna, É UMA SÓ para ambos os braços e UMA SÓ CHEIA para ambas as pernas e quem não entendeu, me pede que depois eu desenho pronto! xD Já para o tronco, você deve usar uma colher de sopa para a barriga e outra para as costas. Ah, e você deve aplicar o filtro solar cerca de vinte minutos antes de se expor ao sol e reaplicar de duas em duas horas caso esteja muito exposto, como na praia ou na piscina.

Só mais uma pergunta: e o que são UVA e UVB?

A radiação ultravioleta (UV) está dividida em dois tipos de raios: ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB). Os raios UVA são aqueles que podem causar envelhecimento precoce e câncer de pele. Já os UVB atingem a pele de forma mais superficial e provocam as queimaduras. Um produto completo deve apresentar proteção contra esses dois tipos de raios.

Ufa! Aí está para vocês um pequeno resumo das vantagens do filtro solar. Pesquisei bastante para escrever esse post, mas, como não sou dermatologista, aceito críticas construtivas e comentários que possam contribuir para aumentar nosso conhecimento sobre o assunto. Perguntas, claro, também são bem-vindas, tentarei responde-las da melhor forma possível. :)

Beijo!

  1. Oi Lú, que ótimo texto! Bem informativo e muito importante. Uso filtro solar todos os dias, até mesmo para ambientes com luz artificial. No rosto, gosto do Anthelios, já tive acne... bom, que feio o Pedro Bial... Não deu os créditos à jornalista e ainda ficou muito famosa a frase que ele usou em uma mensagem de ano novo... até o próximo post! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, Sá, luz artificial também pode manchar o rosto! Acho que devido às perguntas que recebi sobre o tipo de filtro solar que uso, vou fazer um post sobre isso. Já sobre o texto, lembro que tinha até um clipe no Multishow sobre ele, com o Pedro Bial lendo, mas realmente não acho que deram à jornalista o reconhecimento que ela merecia... Bem, mas isso é outra história. Beijos e obrigada por me acompanhar aqui!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bacana, bibis! Adorei! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha gordinha marcando presença no post da irmã! *-* Que lindo! Obrigada! ;*

      Excluir
  4. Não sabia que tinha que usar até nos dias nublados. Amei post !!!' 👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dona Naína, achei que tinha se esquecido da promessa etílica! kkkkk Isso mesmo, tem que usar até nos dias de "mormaço". A moça do comentário acima (cof, cof, Marina) uma vez resolveu tomar sol em um dia nublado e só usou filtro solar no rosto. Resultado: o resto do corpo ficou vermelho e despelando... Quem nunca, né? Beijo.

      Excluir
  5. Ainda bem q ja adotei esse habito, mas vc lembrou uma coisa q nunca faço: passar protetos solar no pescoço! Edqueço mesmo! Corpo inteiro entao nem se fala hahaha Lu, so uma duvida... ja ouvi dizer q, depois do fator 30, os demais nao fazem tanta diferença assim. É verdade? To adorando a sua coluna! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jana, obrigada por acompanhar a nossa coluna! Todo mundo esquece de esfoliar, hidratar e proteger o pescoço, não é só com você que isso acontece. Só que é uma das áreas do corpo que envelhece mais rápido, juntamente com a pele do rosto e das mãos. Aí já viu, né?
      Quanto ao FPS 30, após esse fator a diferença da porcentagem de raios UVA e UVB é realmente muito pequena. Assim, de acordo com o que eu pesquisei, o FPS 30 protege contra 97% da radiação, enquanto o FPS 50 protege contra 98%. Não existe um produto (ainda!) que proteja contra 100% da radiação solar.
      Curiosidade: Na Europa, eles só vendem produtos com FPS até 50. Não sei o motivo exatamente, mas lá é assim. Creio que deve ser porque eles não estão na zona entre os trópicos e não recebem tanta radiação solar. Resumindo: o sol "deles" não é tão forte quanto o "nosso"
      Beijo grande!

      Excluir
  6. Ah, então realmente a diferença não é grande... valeu Lu! Beijão!

    ResponderExcluir



Tuka Sampaio, 25 anos, capricorniana. Nascida e criada em Salvador (baianinha, oxente!), capricorniana, apaixonada por moda e maquiagem. Advogada que colocou o tailleur de lado para trabalhar com o blog e dividir um pouco do seu mundo com vocês.


youtube

facebook

news por e-mail

digite seu e-mail para receber todas as novidades:

#tukasampaio

arquivo do blog

translate