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Dicas de saúde e beleza - A importância do sono

21.1.12
Arquivado em:


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O sono é um estado de repouso periódico — geralmente de 8 horas — no qual há a suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária. Um período de repouso para o corpo e a mente em que a consciência está em inatividade parcial ou completa.
Durante esse período nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas à saúde. O sono fortalece o sistema imunológico, libera a secreção de hormônios — como o de crescimento e insulina — consolida a memória, deixa a pele mais bonita e saudável, além relaxar e descansar a musculatura.

Prejuízos à Saúde com a Falta do Sono

• Afeta o equilíbrio, a atenção e a memória.
• Diminui o vigor físico.
• Envelhece a pele precocemente.
• Fica mais suscetível a infecções.
• Deixa o raciocínio mais lento.
• Causa sensação de olho pesado, sonolência e dor de cabeça.
• Deixa o organismo sujeito a doenças como obesidade, hipertensão e diabetes.
• Ocasiona dificuldade em adquirir conhecimentos.
• Altera o humor e causa irritabilidade.
• Deixa a aparência com ar de cansaço e causa olheiras. (ninguém merece, né?!)

Dicas para Dormir Melhor

• Pratique exercícios físicos regularmente, preferencialmente no fim da tarde.
• Invista em um colchão de qualidade e use travesseiros adequados.
• Durma em um local confortável, fresco, escuro e silencioso. As alterações de ruído, de luz e de temperatura podem atrapalhar o sono.
• Faça uma refeição leve antes de dormir: deixar o estômago vazio atrapalha o sono.
• Cuide com líquidos durante a noite, pois a necessidade de urinar irá interromper a sequência do seu sono.
• Tome um banho quentinho antes de dormir. Use óleos relaxantes e cremes: eles proporcionam sensação de bem-estar.
• Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário.
• Relaxe sua mente, livre-se dos pensamentos, preocupações e ansiedade.
• Evite álcool a noite, as substâncias da bebida podem afrouxar a estrutura da região da faringe, comprometendo a respiração causando ronco.
• Cuide com as substâncias estimulantes. Preste atenção no que ingere: chá, café, refrigerante e chocolate são bons exemplos de estimuladores que podem prejudicar o sono.
• Evite ingerir tranquilizantes, relaxantes e soníferos, pois eles podem criar hábitos indesejáveis para a conciliação do sono regular.
• Vá para a cama somente quando estiver com sono. Deixe a cama caso não consiga dormir logo. E retome atividades relaxantes em ambientes com pouca luminosidade até ter sono novamente. Controlar as horas no relógio ao se deitar também é prejudicial, pois aumenta a ansiedade.
• Medite. Já está provado que a meditação é uma técnica eficaz para reduzir a tensão, aumentar a criatividade e trazer profunda sensação de paz para os que a praticam. Meditar ajuda, de fato, a aprofundar o descanso. Quinze minutos por dia é o suficiente para obter resultados.

E aí, meninas, gostaram das dicas? Tem que dormir bem e cuidar da saúde e da beleza ao mesmo tempo!
Beijos de diamante! Espero ter sido útil!
Tuka Sampaio

  1. Dormir é mara... Confesso que ultimamente tenho dormido muuuuito, até ficar com a cara de bolacha rsrsrsrs Mas as dicas são ótimas linda.

    Bjocas"

    srtasul.blogpsot.com

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  2. Dormir realmente é muito bom, e emagrece! Vê se pode..rsrs

    Estou aqui para convidar você e suas leitoras a participarem do sorteio que tá rolando no meu blog! Te espero lá!

    bjO

    ~Glaucia

    Blog Capricha Mulher

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  3. Nada melhor que uma boa noite de sono *--*

    bjss

    maryecia.blogspot.com

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  4. Tuka
    O sono é reparador e um renovador celular poderoso!
    Adorei seu cantinho e virei seguidora!
    Se puderes dá uma olhadinho no meu:
    http://blogdmulheres.blogspot.com/
    Um excelente final de semana, bjos
    Sheyla.

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    1. Que bom que gostou do blog, lindoca!
      Beijos de diamante!

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  5. Tem coisa melhor do que dormir?! Amo! =)

    Beijinhos,
    Carol
    www.pequenajorn.blogspot.com

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  6. O sono é muito importante para a saúde.
    beijinhos ;*
    fashionableword.blogspot.com

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    1. Ele é um elemento crucial para o bom andamento do seu organismo!

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  7. Amei esse post, é super importante estar com o sono em dia..


    http://vaidademedidacerta.blogspot.com

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    1. Super importante! muitas vezes deixamos o sono de lado, mas isso é muito negativo!

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  8. Adorei o post, e é por isso que acho que vou tirar uma soneca agora haha

    Beijoos!
    http://simplesglamour.blogspot.com/

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    1. Corre lá, lindoca! Eu acordo as vezes pensando na hora de dormir, sabia?!

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  9. adoreiiii as dicas flor
    super importante cuidar de detalhes que as vezes a gente esquece o sono =)

    beijinhos

    http://clubedapenteadeira.blogspot.com

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  10. É, eu mesma vivo virando noites aqui no blog!

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Tuka Sampaio, 25 anos, capricorniana. Nascida e criada em Salvador (baianinha, oxente!), capricorniana, apaixonada por moda e maquiagem. Advogada que colocou o tailleur de lado para trabalhar com o blog e dividir um pouco do seu mundo com vocês.


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